quarta-feira, 18 de junho de 2008

Ensaio sobre a existência

Agora que entendi que a lei do ¨Tudo que vai, volta¨ está errada, em que posso acreditar?Segui isso por muito tempo e hoje vejo que não é bem assim...Tenho motivos para isso!Motivos próximos e escancarados como um bêbado jogado na sarjeta com suas mágoas, chorando e dizendo palavras sem sentido!O apoio dado pela frase acima foi embora deixando apenas vestígios foscos e embaralhados do meu eu.
O que um budista pensaria se descobrisse, por vivência própria, que o Nirvana não existe?Que a história de Buda é apenas um belo conto e nada mais?Que atingir este estado espiritual é uma meta sem vergonha e mentirosa... ?
E quanto a um católico ou evangélico que conseguisse ter a primeira Bíblia escrita e ler que o dilúvio fora um acontecimento científico explicado, ali mesmo naquele papel sagrado, e não de Deus, como todo seguidor fiel destas doutrinas acredita?
Um cientista, após pesquisas de anos sobre o átomo e suas variações, concluísse que a matéria é composta de energia condensada e modificada aleatoriamente por uma força maior e não inteligível...Que os átomos são fragmentos de uma energia sem origem explicável e que todas as suas contas atômicas dizem que dois mais dois são cinco...Como ele explicaria isso?
Ou ainda se um muçulmano soubesse que Mohamed era culto, sabia ler, escrever, formou-se em letras, teologia e sociologia na melhor universidade da época e o Alcorão fora escrito por ele e alguns amigos políticos para dominar todo um povo que ansiava por acreditar em algo profético e divino?
Se algum hindu percebesse que seus deuses, castas e vacas são uma incógnita até para seus sacerdotes e ele enxergasse que ninguém nasce pré-destinado a ser alguma coisa pelo resto de sua vida sem possibilidades de crescimento social e/ou profissional?
Alguém que se intitula mago lembrar os rituais e exercícios que fez e sentir-se como um idiota que mexeu em líquidos, queimou velas e incensos, disse palavras em uma língua que não entendia direito durante anos e que seus equipamentos são apenas artigos para decoração...Como ele reagiria?
As opiniões sobre a vida e seus porquês são muitas e divergentes ao extremo em alguns pontos. Isso é fato!O que não se sabe é quem está certo nessa bagunça de crenças...
Eu, não sei. Por isso estou nessa crise existencial que anda pelo planeta à procura de uma resposta única e verdadeira!Única porque verdade só existe uma e pronto!Vocês não concordam? Ou vocês acreditam que existem duas, três ou mais veracidades sobre algum fato?Se a resposta for sim pensarei que vós estais delirando e que precisam rever seus conceitos sobre a palavra verdade.
Muitos podem dizer que isso é fase ou algo de quem não tem o que fazer, mas eu digo que o encontro dessa resposta muda a vida de qualquer pessoa!Caso exista alguma dúvida, basta perguntar a algum budista, católico, evangélico, cientista, muçulmano, hindu, místico ou qualquer um por ai na trilha da existência.
A questão aqui é: Você quer saber a verdade?

5 comentários:

Unknown disse...

Creio que as Religiões principalmente as consideradas do ocidente são mto ligadas a Política, Ou seja, elas são tendenciosas a algo ou alguém, creio que a religião deveria ser levada como uma filosofia de vida, para haver uma boa relação entre os humanos e a natureza a sua volta... E eu ainda acredito que existe certa lei universal que vai e volta sim, não necessariamente como a gravidade, nem tempo, nem hora nem de qual maneira isso ira acontecer.... Em relação às verdades da existência, creio que isso vem sendo usado, como já disse antes para beneficio de poucos, e talvez, mto provavelmente nem esses poucos saibam realmente .. Estou procurando a verdade comigo mesmo, acho que cada um tem que fazer essa busca... Mas realmente acho que deva ser interior.. Outra coisa que tb acho, é que a ciência esta como irmã da religião , pq da mesma forma que desmistifica mta coisa sobre a religião ela serve primeiramente a beneficio do poder de poucos , depois , talvez , a beneficio da humanidade , do planeta e etc.... Está td ai, não existem mais trancas nas portas e podemos procurar em qualquer lugar que quisermos .....


abraxxxx

Nick disse...

Temos que utilizar os filtros!

Josie Moraes disse...

Nick.

Não tenha vergonha de me mostrar seus textos. São ótimos, bem escritos sim.

Existem duas verdade, que podem ser encontradas até no dicionário
"Verdade de fato. 1. Filos. Verdade que é contingente e cujo oposto é possível.
Verdade de razão. 1. Filos. Verdade necessária e cujo oposto é impossível. "

Talvez a resposta esteja na filosofia, cada filósofo acreditava em uma definição. Pra mim, verdade é relativa e pronto. Hum. Acho que estou delirando. De acordo com sua vida, sua trajetória, sua criação, seus valores, você constrói a sua verdade.

Indico: http://www.leibnizbrasil.pro.br/leibniz-traducoes/sobre-a-liberdade.htm

beijoo e atualize sempre

Nick disse...

Ainda acho que a verdade é uma só!
Nós podemos construir uma verdade própria mas não quer dizer que essa seja a verdade que realmente move o mundo. Por exemplo, se vc não acredita na lei da gravidade tudo bem, mas ela existe queira vc acredite nela ou não...Eu penso assim...
Muitos tem uma visão dessa palavra, mas acho que só existe uma!Assim como para tudo na vida...ou é ou não é né?
Quanto ao comentário do dicionário, o primeiro exemplo é a verdade que cada um de nós inventa para os acontecimentos ao nosso redor e o segundo é o que eu acredito.
É claro que cada um de nós gosta de coisas diferentes e acho isso muito bom!Mas oq realmente move as leis do universo e a influência das mesmas sobre nós é uma só...

Arigatou pelo elogio!Vindo de vc me dá um ânimo!

Li e Zé (privado) disse...

Sabe que o que acho?
Cada um tem uma verdade pra acreditar!
Qto a lei da gravidade, pq vc acha que ela existe quer alguém queira ou não??? Se pra uma pessoa a verdade é que a maçã cai pq Deus assim quer, essa é a verdade pra ela, quer vc queira ou não!!!
Verdade é única pra quem acredita que ela seja a verdade...
Depende de qual verdade vc quer acreditar não é?
Verdade é relativa e cada um tem e crê na sua...
Tem que descobrir na verdade, qual verdade vc busca... Qual será a verdade que vc vai acrediar...
Iiiii... Coisas assim, não tem como ficar disutindo muito, cada um tem uma opinião.
MInha verdade sobre algo as vezes é eterna, as vezes dura segundos...
As verdades mudam!
Sei lá nick...